-
Arquitetos: pk Arquitetos
- Área: 256 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Cosentino, Aleluia Cerâmicas, Archvaladares, Balterio, CIN, JNF, Proceram, Revigres, Secil, Sosoares, Telhas Torreense, VMIno, Vidreira algarvia, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Conjunto de moradias localizadas junto a um pinhal. Os volumes desenvolvem-se perpendicularmente á estrada, orientados a sul. Estes poisam ao longo do declive natural do terreno, sendo que a garagem, só com um piso, faz o remate final da volumetria. O embasamento começa por ser um muro, de seguida envolve o volume principal e por fim, novamente como muro, abraça a garagem, resultando numa leitura de continuidade. O primeiro piso balança sobre o piso inferior, descolando-se do mesmo, dando leveza ao conjunto.
O trabalho dos contrastes é parte integrante do conceito, assim o desenho traduz o jogo entre a privacidade e a abertura de vistas, a luz e a sombra, o opaco e a textura. As empenas cegas, feitas de forma a dar privacidade aos espaços interiores, contrastam com os amplos envidraçados virados a sul, enquadrados pelo jardim. A luz natural penetra duma forma controlada, através da cobertura por quatro amplas claraboias que iluminam os espaços de circulação e através dos amplos vãos a sul, com vista para o relvado. A textura da pérgula, feita com elementos lineares horizontais, perpendiculares á fachada, cria um jogo de sombras. Estes mesmos elementos lineares agora transpostos para a vertical, fazem as proteções dos vãos superiores. Estas portadas correm ao longo da fachada, criando diferentes composições e efeitos de sombra no alçado, conforme a sua posição.
O betão, a pedra, a madeira e o metal , são os elementos que constituem a materialidade do conjunto. Há sempre uma continuidade destes de materiais de dentro para fora, alguns pontos de vista estratégicos reforçam essa leitura.